terça-feira, 1 de julho de 2014

BIOGRAFIA DE JOSÉ ISAÍAS GASEN DA COSTA PATRONO DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ISAÍAS 

JOSÉ ISAÍAS GASEN DA Costa nasceu em São Sepé –RS, em 25 de dezembro de 1918,filho de Otávio Gasen da Costa e de Izaura Evangelho da Costa.

Casou-se nesta cidade de Santiago-RS, em 17 de novembro de 1945, com Jurema de Almeida Campos, filha de Terêncio da Silveira Campos e de Ana Cândida de Almeida Campos. Do matrimonio nasceram os filhos: Jorge Campos da Costa, Rita Campos da Costa e Antônio Brasileiro Campos da Costa.

Ingressou no Serviço Militar em 16 de maio de 1940, permanecendo no serviço militar por 24 anos e dois dias, passando para a reserva em 18 de maio de 1964.
No Exercito Brasileiro, serviu nas seguintes unidades Militares:
- 1º Regimento de Cavalaria Independente – de 16 de maio de 1940 a 19 de janeiro de 1945,recebendo a promoção a Cabo em 06 de agosto de 1942 e a 3º Sargento em 18 de dezembro de 1942;
Foi professor dos cursos do SENAC e um dos pioneiros do ensino comercial em Santiago.

José Isaías da Costa faleceu em Santiago no dia 7 de agosto de 1966, jovem aos 47 anos de idade deixando uma lacuna difícil de preencher. 4º Regimento de Cavalaria, atual 9º B LOG, nesta cidade no período de 19 de janeiro de 1945, a 19 de janeiro de 1960, onde foi promovido a 2º Sargento em 09 de junho de 1949 e a1º Sargento em 30 de junho de 1959;

- Comissão de estrada de Rodagem nº 02, na cidade de São José do Rio Preto, estado de São Paulo, onde permaneceu de 20 de janeiro de 1960 a 31 de janeiro de 1963, sendo promovido a Subtenente;

Buscando aprimoramento pessoal e intelectual, com 33 anos de idade, concluiu o curso ginasial no Ginásio Estadual de São Borja, em 1951. Em 1957, completou o curso de Técnico de Contabilidade na Escola Técnica de Comercio “Rui Barbosa”, na cidade de Porto Alegre.
Militar de reconhecida capacidade profissional, comportamento excepcional, digno de louvores pelos seus chefes, dedicado ao trabalho, de justa compreensão do dever militar e devotamento ao Exercito, foi alvo de inúmeros elogios durante a sua trajetória militar.

Após ser transferido para a reserva do exercito dedicou-se a profissão de contador e lecionar em cursos particulares, principalmente português que conhecia profundamente.
Foi professor dos cursos do SENAC e um dos pioneiros do ensino comercial em Santiago.

Ao ser criada a Escola Técnica de Comércio de Santiago foi nomeado para disciplina de Organização e Técnica comercial ministrando aulas para a primeira turma de formandos gratuitamente.

Além dessas virtude, Professor Isaías foi um homem dedicado ao esporte,principalmente ao futebol, orientando e estimulando jovens para a prática esportiva.

Cidadão ímpar,admirado pela inteligencia, responsabilidade e honestidade dedicou-se também aos seus familiares, educando seus filhos com elevado esmero.

José Isaías da Costa faleceu em Santiago no dia 7 de agosto de 1966, jovem aos 47 anos de idade deixando uma lacuna difícil de preencher.


Ao ser criada a Escola Técnica de Comércio de Santiago foi nomeado para disciplina de Organização e Técnica comercial ministrando aulas para a primeira turma de formandos gratuitamente.


Além dessas virtude, Professor Isaías foi um homem dedicado ao esporte,principalmente ao futebol, orientando e estimulando jovens para a prática esportiva.


Cidadão ímpar,admirado pela inteligencia, responsabilidade e honestidade dedicou-se também aos seus familiares, educando  seus filhos com elevado esmero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário